Friday, February 25, 2005

Início - Meio - ?

Uma das poucas lições úteis de que me lembro das aulas de português do ciclo preparatório — já desisti de saber como se chama actualmente, mas fixemos a cronologia na época em que eu era um jovem e influenciável petiz de dez ou onze anos de idade — foi a estrutura narrativa.

Não sei se foi este o termo que o professor utilizou, mas o mais provável é ter sido, dado que eu tinha uma memória auditiva prodigiosa (refiro-me, obviamente, ao meu cérebro com dez ou onze anos). Posso ter agora, mais de vinte anos depois, recordado o conceito e tratado de o associar ao termo. A verdade é que a lição ficou: todas as histórias têm princípio, meio e fim.

Este blog começou por causa da história — a minha, admito-o desde já, não sou capaz de guardar um segredo — de um rapaz que queria escrever um livro. Hoje o rapaz é um homem, e de livro, nada.

Já conheço o início, que é querer escrever um livro, iniciar mesmo um aos treze anos, e deixá-lo por acabar. Também conheço o meio: chegar à conclusão que sou demasiado preguiçoso ou desorganizado para escrever, decidir criar um blog para distraír as atenções, especialmente as minhas.

O fim, como tudo na minha vida, será o não chegar ao fim. Por isso este blog vai acabar por ser um bocadinho mais do que a história de quem queria escrever um livro mas não o fez. É um pouco a história de quem quer chegar a muitos destinos e não chega a nenhum. De não conhecer bem um único porto, mas saber onde está cada centímetro quadrado do mar. Não será a história da minha vida, mas terá seguramente um pedaço das histórias que eu viver.
=/=

0 Comments:

Post a Comment

<< Home